SUA VOZ DIZ MUITO SOBRE VOCÊ, POR ISSO CUIDE DELA
Você já parou para pensar como a voz é importante no nosso dia a dia? É por meio dela que conseguimos nos comunicar. A voz por ser um valioso instrumento de trabalho, além de reflexo de nossa saúde física e mental, merece atenção e cuidados especiais.
COMO SABER SE EU TENHO UM PROBLEMA DE VOZ?
- Cansaço ao falar
- Dor ou ardência na garganta
- Mudança de tom vocal
- Rouquidão
Esse são alguns dos sintomas podem comprometer a sua comunicação e a qualidade de vida. Entre os problemas mais recorrentes estão nódulos, cistos, hemorragias e laringite.
AÇÕES QUE PREJUDICAM A VOZ
- Excessos de bebidas alcoólicas
- Gritar, pigarrear em excesso
- Cigarro em excesso
- Cantar sem experiência e sem aquecimento vocal
PRINCIPAIS DOENÇAS DA VOZ
NÓDULOS NAS PREGAS VOCAIS
Os nódulos são lesões benignas, resultados de irritações frequentes no local e do uso incorreto da voz. Os sintomas incluem: rouquidão, pigarros constantes e alteração no timbre da voz, dificuldades para cantar e para respirar enquanto fala e perda de fôlego
LARINGITE
A Laringite é a inflamação da laringe, que fica entre a faringe e a traqueia. Como ali ficam as cordas vocais, o sintoma mais comum é falha na voz, rouquidão, e perda da voz.
DISFONIA
A Disfonia, ocorre quando há um impedimento na emissão natural da voz. Geralmente, nesses casos, a voz sai rouca ou muito “baixa”. Seu surgimento está relacionado a uma alteração funcional ou orgânica das pregas vocais.
CÂNCER DE LARINGE
A associação entre tabagismo e uso habitual de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença. Rouquidão costuma ser o sintoma inicial do câncer de laringe e, geralmente, está associada a um tumor na glote ou na subglote.
CUIDADOS GERAIS PARA A SUA VOZ
• Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como, dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão.
• Beba goles de água (sem gás) em situações de usa da voz. Pregas vocais hidratadas são menos suscetíveis a lesões.
• Mantenha uma alimentação saudável e, antes de utilizar a voz continuamente, evite alimentos pesados como: cafeína, leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate. Cigarro e álcool fazem mal a voz e aumentam o risco de câncer e laringe.
• Evitar ambientes com poeira, mofo ou cheiros fortes
• Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras
DICAS E ESTRATÉGIAS PARA PROFISSIONAIS DA VOZ
Comida: evite alimentos pesados e gordurosos. Beba água beber água não apenas serve para hidratar o corpo, mas também serve para lubrificar a garganta e as cordas vocais.
Sono: as pregas vocais, como outros músculos, necessitam de uma boa noite de descanso. Acredite: sua voz vai denunciar se você dormiu bem ou não.
Estresse: Você sabia que tensão trava a musculatura da laringe? Então tente relaxar!
Bebidas: café e álcool ressecam a mucosa que recobre as cordas vocais, dificultando a fala. Para se hidratar durante um discurso ou uma cantoria, prefira água.
QUANDO PROCURAR UM PROFISSIONAL DA VOZ?
Manifestações e alterações como: rouquidão constante, dor ou ardência na garganta, falta de ar ou cansaço ao falar, dificuldade para ser entendido, entre outras alterações, o sujeito deve buscar um médico otorrinolaringologista, para realizar uma avaliação da laringe, e um fonoaudiólogo.
NÚCLEO ESPECIALIZADO DA VOZ
Nossa clínica possui um núcleo especializado em saúde da voz composto por profissionais otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e fisiterapeutas para cuidar e tratar corretamente da saúde da sua voz.